Páginas

Seja Bem Vindo Consumidor

Aqui, você ficará sabendo tudo sobre seus Direitos de Consumidor:

Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC e SERASA?
CARTÃO DE CRÉDITO, Cheque devolvido, Sites de compra coletiva, Produto não entregue na data, Prazos para reclamar, Onde reclamar, Notícias sobre consumo, Vídeos, DanosMorais, Danos Materiais, Planos de Saúde e muito mais...

Sejam Bem
Vindos!
_______________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 27 de março de 2012

FRAUDE CONTRA APOSENTADOS

Previdência Social implementa projeto piloto que permitirá a segurado do INSS fazer denúncias criminal e administrativa contra golpes ao mesmo tempo em um único lugar
Rio - Aposentados e pensionistas do INSS vítimas de golpes vão poder registrar denúncias criminais e administrativas contra fraudes no empréstimo consignado em um mesmo lugar. Apertando o cerco aos fraudadores, a Previdência Social implementou projeto piloto que contará com equipe do INSS atuando em conjunto com agentes da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso (DSPI) de Teresina, no Piauí, para proteger os segurados contra ação de golpistas.

O acordo de cooperação entre a Polícia Civil e o ministério foi assinado no último dia 23, na capital piauiense pelo ministro Garibaldi Alves Filho, o governador Wilson Nunes Martins e o presidente do INSS, Mauro Hauschild. O objetivo é permitir que os segurados do INSS vítimas de fraudes possam fazer a reclamação na delegacia para agilizar as investigações.

“Essa soma de esforços da Previdência e da Polícia Civil vai coibir grande parte das fraudes que existem principalmente nas operações de crédito consignado”, afirmou o ministro, durante a cerimônia de assinatura do acordo.

Outros estados

A extensão do projeto piloto para outros estados do País, segundo a Previdência Social, dependerá do desempenho e dos resultados apresentados pela iniciativa em Teresina. Atualmente, ao perceber que foi lesado por fraude o aposentado deve registrar o problema ligando para Central 135 ou por meio da página www.previdencia.gov.br. Também deve ir à delegacia policial.

O deputado federal Marllos Sampaio (PMDB/PI) fez a intermediação do acordo entre o governo do estado e a Previdência. O parlamentar é o autor de requerimento feita à presidenta Dilma Rousseff, para que seja criação a Secretaria Nacional do Idoso. O pedido é baseado na existência de secretarias especializadas, como a de Políticas da Mulher, Políticas de Promoção da Igualdade Racial e na Secretaria Nacional da Juventude.

Veja como se proteger

REGISTRO
Atualmente, a vítima de fraude deve registrar reclamação na página www.previdencia.gov.br ou pela Central 135, além de procurar a delegacia de polícia.

ENCAMINHAMENTO
Após o recebimento da denúncia e análise das informações, a Ouvidoria Geral da Previdência encaminhará reclamações para a Diretoria de Benefícios do INSS.

PRAZO PARA DEVOLVER
Ao receber a reclamação da Diretoria de Benefícios, os bancos conveniados têm 10 dias úteis para responder. Em caso de irregularidade, são obrigados a devolver valores descontados irregularmente em dois dias úteis. Haverá correção com base na taxa Selic.

CUIDADO COM CARTÃO
A Previdência alerta que o aposentado jamais deve deixar seu cartão ou a senha do banco com outra pessoas.

NÃO REPASSE DADOS
O INSS orienta os aposentados que não passem dados pessoais caso alguém apareça prometendo acelerar a liberação do empréstimo e pedindo, para isso, o cartão, a senha do banco ou outros documentos.

PESQUISE ANTES
O segurado deve contratar empréstimo após pesquisar taxas, consultar as instituições conveniadas.

SEM CONTATO
O INSS avisa que não entra em contato com o beneficiário por telefone para pedir informações pessoais nem a pedido das instituições financeiras.

Fonte: O Dia Online - 26/03/2012

Um comentário:

Unknown disse...

Você está na necessidade de empréstimo para pagar a sua dívida? Você precisa de empréstimo para iniciar um negócio, ou você precisa de empréstimo para pagar contas, procurar não mais como damos o empréstimo a uma taxa de arranque de 2%, entre em contato conosco através do e-mail da empresa:

alexandraestherloanltdd@gmail.com
alexandraestherfastservice@cash4u.com

Deus te abençoê.